terça-feira, 16 de agosto de 2011

ROTEIRO: 1

 

Celebrado hoje em dia por suas competentes instruções de roteiro, contudo, McKee não é perfeito (viu, fãs?), às vezes parece achar que seu conhecimento serve pra tudo. Daí usa seus princípios de "Story", até aonde não cabem. Pode ser simplesmente uma resposta como repertório à mão (no cinto de utilidades não tem a cura pra AIDS), mas pode ser também um ímpeto de usar "Story" como evangelho, e até picaretadinha como técnicos esportivos dando palestras milionárias de auto-ajuda para CEOs:

 

 

Não, McKee, e não pra quem caiu nessa. Pompa não é conhecimento de causa. Publicidade e Propaganda há bom tempo já não é mais isso (aliás, desde V AC na Sicília, em Górgias, na retórica de Aristóteles, mais ou menos...). Negócios nem sempre têm paciênca e condolência pra receber Storysms. Qualquer tipo de público pode querer se mostrar em sua intolerância mais esperto do que realmente é, e inclusive mais do que a narrativa (hoje é assim) - quando muitas vezes não é. Aí, se contou ou como contou, com toda persuasão e verossimilhança do mundo, é só um apêndice da situação que predomina sobre as relações com ela.

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