sábado, 10 de setembro de 2011

Idéia e câmera, pouco.

Dá pra fazer muito com pouco, claro que dá. Mas é inegável que determinadas idéias começam a surgir a partir de possibilidades prévias no intelectual, como vias até outras na critiva, e até a concretização delas. Repertório: quem tem mais conhecimento do possível, cria mais varidade. Criatividade não é fiat lux ex nihilo; humanidade.

Então, em número e qualidade, idéias e realizações são melhores e mais frequentes, quando não se almeja ser pintor usando apenas a cor amarela em todos os quadros. Proposta estética só com amarelo é outra coisa; condicionar-se antes de conhecer outras cores, restringe sim à variações sobre o mesmo tema (na verdade, contenções, não opção, qualé...). Tem limites sim ilhazinha+câmera. Sérios, fora do iniciante. O crítico, é este levar-se sempre assim na vida, visto que determinadas idéias o criador aborta porque acha que não dá pra fazer no mundo ilhazinha+câmera. O nome disso é nivelar por baixo, desprezando criatividade (fazer o que, o melhor vai pro limbo) - uma vez que a tecnologia está muito mais acessível, o conhecimento muito mais disponível, mas a dedicação muito mais comodista. 

Idéia na cuca e câmera na mão, foi lindão até certa época. As câmeras estavam restritas a uma elite (também o exemplo brasileiro); a câmera era algo a se conquistar, e conquistada, então agora permitia o desbravar. Só que o que se desbrava, uma hora não é mais desbravável. Vai parecendo que sempre se faz o mesmo.

"Quanta coisa se faz com ilhazinha+câmera" - quantas não se faz e se poderia fazer agora com o disponível atual. Hoje certos problemas audiovisuais começam aí. Não sacando que na falta da imagem registrada, se compõe outra opção de imagem, por partes, em profundidade, em movimento - não, que cinema 3D, o quê. Tecnicismo é outra coisa, está pra câmera sem idéia. Quando vai se acordar pra criar digitalmente com majoritaria quantidade do digital sem deslumbramento tecnológico? Talvez quando se acordar que boas idéias sem viabilização estética compenente, são menos que brisa.    

Nenhum comentário: