domingo, 18 de setembro de 2011

Kinogame

http://www.youtube.com/watch?v=r0QYck3oDdg&feature=related

Space Pirates (da época do fliperama)

http://www.youtube.com/watch?v=KjsalkCX8WI

Mad Dog McCree (fliper, e agora também pra Wii)

http://www.youtube.com/watch?v=jY96kCw7D4g

The 7th Guest (PC)

http://www.youtube.com/watch?v=j6pgrOyaJ8o&feature=related

Under a killing moon (PC)



Hoje, maior esforço do 3D ir lém do real, mas com o máximo de realismo possível (reconstrução, emulação e simulação). Nos citados, a base era o máximo de realismo do cinema, para a interatividade (intervenção no realismo - para controlar o cinemático). Interessante que algumas experiências, usavam o 3D como ampliação do cinematográfico, em resultados interativos bem melhores, por vezes, que os escolha-sua-própria-aventura (CYOA) que estão em youtube e sites hoje em dia (opções de avanço binário na narrativa, apenas, fortemento atrelado ao narrador dominante). A última moda não é sempre a mais avançada invenção, às vezes até dá passos atrás quando a memória se vai.

O audiovisual em reversão, como "Tron", sem a interatividade-game dominante?



http://www.youtube.com/watch?v=gT4XGJ-q0XA&feature=related

Automan (série de TV)



Parecia haver também uma ânsia de fusão cinema e games, como uma outra vertente; quanto mais realista cinemático melhor, tanto quanto mais game na ação/interação.



http://www.youtube.com/watch?v=PnFU-BXda2A

Pit Fighter (fliperama e consoles)

http://www.youtube.com/watch?v=gWUwFzxr38I

Mortal Kombat (fliperama e consoles)



Tendo mais sucesso comercial, as acima são outra vertente que foi além. No decorrer do tempo, distinguindo seus modos em cinema e TV; outros produtos e mídias. Curiosamente, porém, o que cabe aos games, veio ficando mais 3D e menos cinematográfico em game.



http://www.youtube.com/watch?v=SMCtwA-Me08

Mortal Kombat (PS3 e Xbox)



A noção de que o 3D é mais reduzido em limites? Todavia o bidimensional audiovisual hoje vem se revigorando por uma série de novas incursões de compositing, planar tracker, e outros?

Ainda há uma terceira vertente, em que a câmera é a ferramenta primordial, dentro do 3D. Aí cinema renasce, mas ainda não estão todo desvendado, e assim lidam com ele (à noção de limites se faz saudável vista grossa). O gamer é a câmera. Um outro aprimoramento.



http://www.youtube.com/watch?v=TyfIdDERnqU

Turok: dinossaur hunter (N64)

http://www.youtube.com/watch?v=eJqgE_W9f6M&feature=related

Metroid Prime (Game Cube)

http://www.youtube.com/watch?v=CfNO6NRJ0dk&feature=related

Lineage 2 (PC - MMORPG)

http://www.youtube.com/watch?v=uFMqkBmZcPY&feature=related

Call of duty 5: World at war (PC)



O último da lista, em suas duas primeiras versões, permitiu ampliar a cinematografia de "Circulo de fogo" e "Band of brothers" pela interatividade, mas sem envelhecer o cinema. Um ampliação de vivência, digamos.

Se de um lado, muitos cinemas primam pelo interpretativo/informacional, no que tange ao cognitivo/perceptivo, o cinema pode encontrar algumas saídas pelo videogame? Ou alguns reterão em um ou outro a porção ignorada, intransponível - mas nem todos os cinemas e videogames repetem seu e o mesmo modus operandi. Ainda bem. Caso contrário nem toda interatividade, atividade e ação do mundo mudariam o jogo bobo de cartas marcadas.

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